segunda-feira, 19 de abril de 2010

Territorio dos Chimpanzés

Olá Pioneiros :)

Depois de algum tempo sem escrever estou de volta para vos contar o Acampamento de Pascoa que se realizou nos passados dias 16, 17 e 18 de Abril.

O ponto de encontro foi no dia 16 (sexta-feira) na Camara Municipal, ás 21h00. Como é um bocadinho dificil chegarmos todos a horas só partimos em raid a partir das 21h45. Depois dos gritos dados e das indicações do Chefe, as equipas sairam em raid por ordem alfabética: ás 21h:45 partiu a Canguru, passados 5 minutos a Chimpanzé e por fim, ás 21h:55 saiu a Salgueiro Maia.


Descrição do raid:
Saímos em raid da camara em direcção ao pelourinho. Aí encontrava-se a 1ª pista que nos indicava, indirectamente, que nos tinhamos que dirigir até a capela do Coval e que deveriamos usar o caminho mais perto para tempo poupar. E fomos pelo "Pontão". Da capela do Coval deslocamo-nos até á praia fluvial onde se encontrava uma pista bastante curiosa que nos deixou com algumas hipoteses de resposta. Ao fim de algum tempo, nao muito, descobrimos que o proximo posto era a estação de comboios de mortágua. A pista que se encontrava neste posto indicava-nos o próximo sitio: largo da feira de vale de açores, onde tivemos que tirar coordenadas do próximo sitio onde nos teriamos que deslocar: Cortegaça. Da Capela desta aldeia referida, fomos até a Benfeita e da Benfeita fomos até Caparrosa, e pelo caminho escuro a cantar para afastarmos o medo (embora sejamos muito fortes xD) apercebemo-nos que já passava da meia-noite: já era dia 17 de Abril, dia de aniversário do nosso membro Ruizão, e cantamos-lhe os Parabéns :D. No largo dessa aldeia estava uma pista: Vale de Borregão. Em Vale de Borregão, num cruzamento, a pista foi um bocadinho dificil de encontrar, mas acabamos por conseguir encontra-la. Teríamos que seguir um caminho e ao longo desse caminho encontrar as setas e pistas no chão feitas com folhas, pedras, paus etc da natureza e tenho a dizer que as pistas estavam uma "obra de arte", muito bem conseguidas. :)
Chegamos á Senhora da Ribeira por volta das 02h00 da manha, onde respondemos ás perguntas e adivinhas que nos faltavam das pistas. Previa-se que iria estar mau tempo, pelo que os chefes optaram em acantonarmos na associação da Marmeleira, cuja decisão foi apoiada por todos.

Já na associação montamos campo, arrumamos as nossas coisas, trocamos de roupa e por volta das 04h30 estavamos nos sacos de cama prontinhos para dormir :)
A alvorada no sábado foi ás 08h30 e ás 09h00 já estavamos a tomar o pequeno-almoço.
Durante a manha tivemos duas formações: de cozinha selvagem e de socorrismo, respectivamente, dadas pelos Chefes Gabriel Lopes e Miguel Ângelo. As formações foram bastante enriquecedoras e aplicamos em prática a formação de cozinha selvagem no almoço. O "pitéu" foi batata recheada (recheada dom ovo, queijo, bacon e cogumelos) e estava delicioso. ;)
Depois do almoço, louça lavada e mesa arrumada começamos a nossa bateria de jogos tradicionais.
Por volta das 18h e qualquer coisa tivemos que andar pela população á procura de alimentos para o nosso jantar e em troca ofereciamo-nos para ajudar as pessoas em alguma coisa que precisassem. Um senhora deu-nos um(a) frango(a), mas eu nao cheguei a perceber o sexo e baptizamos o frango(a) de Zé Maria/ Maria Zé. xD Outra Senhora ofecereu-nos 1 quilo de arroz e outra familia ofereceu-nos uma chouriça, mais 1 quilo de arroz, alho e cebola. Como ainda faltava um pouco mais de meia hora para regressarmos a campo, fomos até ao centro Balmar e aí ajudamos os idosos a deslocarem-se até á sala de jantar.
Ás 19h30 regressamos á associação e começamos por matar o(a) frango(a). O nosso jantar foi arroz com chouriça e frango. Estava muito bom ;).
Como o jantar demorou a ser confeccionado, o fogo de concelho começou depois da hora prevista. Cada equipa e cada chefe teve que apresentar uma peça/música. O animador do fogo de concelho foi o nosso elemento de equipa Bernardo que nos divertiu imenso. Foi sempre a rir ;).
Depois do fogo de concelho preparamo-nos para dormir.
A alvorada no domingo foi ás 09h00.
O pequeno almoço foi ás 09h30 e a seguir fizemos o jogo de vila. Este jogo impressionou-nos pela positiva pois nenhum de nos se tinha apercebido e não sabia da origem desta aldeia.
Ao 12h00 regressamos a campo e uns elementos foram preparar o almoço: febras com batatas fritas e os outros elementos ficaram a responder ao inquerito sobre a formação de socorrismo.
No final de almoço arrumamos os nossos materiais, o campo e fizemos a avaliação do acampamento.

No inter-equipas, a Salgueiro Maia ficou em 1ºlugar, a Canguru em 2º e a Chimpanzé em 3º.

Este foi o primeiro acampamento do presente ano escutista em que a equipa esteve toda presente, o que foi óptimo.












Suricata Decidida

2 comentários:

Mocho Trabalhador disse...

Hello Pessoal!
Ainda bem que gostaram da actividade...

Gostava de ler os testemunhos das outras duas equipas... não precisa de ser tão detalhado como o vosso!!Com ele ficámos a conhecer os pormenores... coneçamos agora as opiniões e curiosidades...

Suricata Decidida disse...

concordo com o chefe. Todos que foram ao acampamento deviam deixar aqui um comentario... :)

Foi um acampamento espectacular. começando pelo raid que foi bastante divertido xD "dois irmaos gemeos. o que morre primeiro é o mais lindo e o outro é o que ronca mais. quem sao?" acho que nunca mais nos vamos esquecer desta adivinha. e a resposta afinal nao era o chefe jota e o miguel angelo (estavamos a brincar :D)

Fiquei muito contente pela equipa ter estado toda presente e gostei de trabalhar com todos.
O fogo de concelho foi super divertido: "salgueiro DE Maia"; dança da canga... etc estás lá Bernardo.
Foi um bom fim-de-semana

Suricata Decidida